top of page
Marble Surface

Clareamento dental de forma segura e eficaz

  • Foto do escritor: Bruno  Przysiezny
    Bruno Przysiezny
  • 4 de mar. de 2022
  • 2 min de leitura

Veja as formas mais seguras e eficazes para se realizar um clareamento dental.


ree

Mitos sobre o clareamento dental

Não acredite em tudo que você assiste nas redes sociais!

  • Carvão - MITO! NÃO utilize carvão mineral em seus dentes! Isso irá desgastar demais seus dentes e lhe proporcionará danos irreversíveis, sendo apenas "resolvido" diante de intervenção odontológica e com custo elevado.

  • Laser - MITO! O clareamento não feito por um laser em si. Este laser utilizado, é utilizado sobre um gel clareador (peróxido de carbamida ou hidrogênio) para reduzir a sensibilidade. Ou seja, não é o laser que clareia os dentes.

  • Rápido e único - MITO! Não acredite nas propagandas que prometem um clareamento super rápido com apenas uma aplicação de um gel milagroso. Suspeite de tratamentos milagrosos, isto pode alem de ser propaganda enganosa, SUPER danoso a sua saúde.

  • Bicarbonato - MITO! NÃO utilize esta técnica! O bicarbonato tem um poder abrasivo alto, isto irá realizar um efeito de lixa similar ao carvão mineral. Os danos são altos e irrecuperáveis.


Tipos de clareamento dental ideais

Hoje em dia, existem dois principais tipos de clareamento dental em grupo (mais de um dente de uma vez só):

  • Clareamento de Moldeira, é também conhecido como clareamento caseiro - porém não existe nada caseiro nele. Este tipo de clareamento, é feito com auxílio de uma moldeira que é entregue ao paciente e o mesmo leva para casa e realiza as aplicações do gel clareador (peróxido de carbamida ou hidrogênio) por um tempo determinado de acordo com o produto utilizado. Esta modalidade de clareamento, tem que seguir a risca 21 dias de utilização e deve ser seguida todas as recomendações passadas pelo cirurgião dentista. Sempre deve ser acompanhado pelo cirurgião dentista.


ree

  • Clareamento laboratorial, também conhecido como clareamento de consultório e à laser. Esta modalidade, é realizada com um gel clareador mais concentrado em um menor tempo de aplicação dental. Deve ser apenas feito no consultório odontológico pelo cirurgião dentista. Normalmente são feitas de duas a três sessões de aproximadamente 30 min cada. Deve ter um tempo intercalado de 1 semana entre cada sessão, para que não possa ser muito "agressivo" ao dente, principalmente em relação a sensibilidade.


ree


Sensibilidade

Todas as pessoas podem realizar o clareamento dental. A sensibilidade é "normal" estar presente na grande maioria dos pacientes.


A sensibilidade pode variar muito de paciente para paciente, sendo avaliada de acordo com os desejos, saúde e avaliação do cirurgião dentista.


O clareamento tem como um dos mecanismos de ação, a "limpeza" em seus túbulos dentinários de forma a remover a pigmentação imbricada nessa orifícios microscópicos, o que ocasiona uma maior/mais facilidade de transmissão da temperatura - assim dando o desconforto da sensibilidade.


ree


Duração do clareamento

A durabilidade do tratamento de clareamento, não tem um prazo fixo. Este tempo poder variar de acordo com os cuidados de cada pessoa e de acordo com os hábitos (alimentação, tabagismo, higiene).


Porém, em média tem um prazo de 12 à 24 meses com perda gradativa da tonalidade mais clara - os túbulos começam a serem preenchidos novamente com sujeira/pigmentos. O que é totalmente normal.



 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

® DONTAL ODONTOLOGIA LTDA.
©2021 RT Bruno Przysiezny  - CRO|SC 18561

CRO|SC EPAO 4198

bottom of page